(31) 3273-2122
(31) 98439-8511
Av. Contorno, n° 4989
Bairro Funcionários,
Belo Horizonte / MG
Horário de funcionamento
Seg. a Sex. 07:00 às 20:00.
Sab. 08:00 às 12:00

BLOG

TOMOSSÍNTESE DETECTA TUMORES PEQUENOS E AUMENTA AS CHANCES DE CURA

O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres em todo o mundo. No último ano, mais de 58 mil novos casos da doença foram diagnosticados no Brasil. Os dados reforçam a importância dos exames preventivos e da detecção precoce do tumor. Quanto antes o câncer for descoberto, maiores são as chances de eficácia do tratamento. Um dos exames mais recomendados para triagem da doença é a tomossíntese mamária. Quer saber mais sobre esse procedimento? Continue a leitura desse post.

A tomossíntese mamária, também conhecida como mamografia 3D, é um dos métodos mais avançados para detecção do câncer de mama. Isso porque o exame consegue capturar imagens em 3D das mamas, por diferentes ângulos. Dessa forma, é possível identificar os tumores mais facilmente, mesmo que ainda estejam pequenos. O exame é semelhante à mamografia, com o posicionamento e compressão das mamas.

Quais são os principais benefícios do exame?

Um dos principais benefícios da tomossíntese é a maior precisão do diagnóstico do câncer de mama, mesmo quando o tumor ainda é pequeno. As imagens são capturadas por diferentes ângulos, para que todas as estruturas fiquem visíveis. É possível ainda fragmentar as imagens, avaliando cada “fatia” da mama separadamente. Com isso, os resultados são mais detalhados e facilitam o diagnóstico precoce.

Estudos científicos indicam que o exame aumenta em até 45% a taxa de detecção do câncer invasor de mama, mesmo em mamas densas, aquelas com predomínio de tecido glandular sobre o tecido gorduroso. Apesar de ser uma característica normal, principalmente em mulheres mais jovens, nesses casos é mais difícil visualizar qualquer alteração na mama em estágio inicial.

Quando fazer a tomossíntese mamária?

Os médicos recomendam que, em geral, deve-se fazer o exame preventivo (mamografia ou tomossíntese) anualmente, a partir dos 40 anos de idade, para as mulheres que não possuem histórico familiar de câncer de mama. Se existir um caso na família, como mãe ou irmã, o medico pode indicar a mamografia mais precocemente. A Clínica Scanner conta com uma variada gama de exames de imagem, estando equipada com tecnologias disponíveis atualmente no mercado. Acesse o site e confira todos os serviços oferecidos e os convênios parceiros.

CATEGORIAS
pesquisa de satisfação responda aqui
Todos os direitos reservados a Clínica Scanner.