Os anticoncepcionais conferiram liberdade à sexualidade feminina, ao mesmo tempo em que proporcionaram maior autonomia sobre o momento ideal de ter filhos. As mulheres que não desejam ser surpreendidas com uma gravidez recorrem, em sua grande maioria, aos métodos contraceptivos. Entre eles está o DIU. A sigla significa Dispositivo Intra Uterino. Você conhece esse método? Continue a leitura desse post para entender melhor sobre o assunto. O DIU é um dos mais seguros e eficazes métodos para evitar uma gravidez. Ele é uma pequena haste, em formato de Y, que é colocada dentro do útero. Existem dois tipos principais: DIU de cobre e DIU de liberação hormonal, também conhecido como Mirena®.
Veja as características de cada um:
DIU de cobre
No DIU de cobre, a haste é revestida com esse metal, liberando pequenas quantidades de cobre no útero, o que causa alterações no endométrio. Ocorre uma reação inflamatória, que não faz mal à mulher, mas que torna a região hostil, impedindo a fecundação. O DIU de cobre dura entre 5 e 10 anos, a depender da marca.
DIU de liberação hormonal
O DIU de liberação hormonal possui em sua composição o hormônio progesterona, que é liberado aos poucos, inibindo o crescimento do endométrio e prejudicando a fecundação. A maioria das mulheres que usam o DIU de liberação hormonal deixam de menstruar. Além disso, o hormônio liberado dentro do útero diminui as cólicas e outros sintomas da menstruação, sendo também benéfico no tratamento da endometriose. Esse tipo de DIU deve ser trocado a cada 5 anos.
Como o DIU é colocado?
O procedimento de colocação é simples, rápido e pode ser realizado ambulatorialmente, sem necessidade de anestesia ou internação. No momento de fixação a mulher pode sentir um leve incômodo. Se for o caso, o médico pode recomendar que o paciente tome algum medicamento horas antes da consulta. A colocação deve ser feita somente pelo medico, por ser um método invasivo.
Antes da implantação do DIU, a mulher irá realizar um exame ginecológico e um ultrassom transvaginal. Assim, o ginecologista poderá verificar se existe alguma alteração anatômica ou infecção. A colocação do DIU, guiada sob a visão do ultrassom, traz maior segurança a colocação, evitando-se riscos de perfuração uterina, alem de checar ao mesmo tempo o correto posicionamento do DIU.
Quando o DIU é uma boa opção?
O DIU é indicado para quem deseja um método contraceptivo reversível e de longo prazo. Ele causa menos efeitos colaterais quando comparado as pílulas, sendo uma ótima opção para as mulheres que não podem usar o contraceptivo oral ou desejam reduzir ou eliminar o uso de hormônios.
A Clínica Scanner oferece os serviços de inserção, retirada e reposicionamento de DIU. Além disso, a Scanner conta com uma variada gama de exames de imagem, estando equipada com as mais modernas tecnologias disponíveis no mercado. Acesse o site e confira todos os serviços oferecidos e os convênios parceiros.